Detalhes do Post

Um pouquinho sobre a profissão do Corretor

Um pouquinho sobre a profissão do Corretor

Como funciona a profissão do Corretor.

Basicamente, o corretor de imóveis ou corretor imobiliário é aquele profissional que realiza a intermediação entre o vendedor e o cliente que deseja comprar um imóvel urbano ou rural.

O corretor de imóveis é o profissional responsável pelas transações imobiliárias, como a compra, venda e locação de propriedades.

A habilidade básica para se esta no ramo imobiliário envolve o relacionamento com os clientes, falar bem e conseguir fazer uma boa rede de contatos.

A profissão foi regulamentada em 1962, mas somente em 1978, a Lei nº 6.530 passou a validar o ofício, permitindo o Técnico em Transações Imobiliárias exercer a atividade e a atuação dos Conselhos Federais e Regionais.

 

  • ·       Ajudar o cliente é sempre o principal objetivo do corretor de imóveis

O principal objetivo de todo corretor de imóveis é ajudar o cliente a realizar o melhor negócio, apontando as melhores oportunidades e afastando-o das piores condições de pagamento.

É ele, por exemplo, quem dará as principais orientações sobre os financiamentos imobiliários e poderá ajudá-lo a tirar certidões e documentos necessários em todos os cartórios. O corretor de imóveis deve acompanhar o cliente desde a escolha dos imóveis a serem visitados até o pós-venda.

 

  • Confiança de estar fazendo o melhor negócio

Com a grande cartela de imóveis que o corretor tem disponível e seu conhecimento no mercado, ele é a pessoa mais habilitada a encontrar o imóvel que melhor atende às necessidades de cada cliente.

É responsabilidade dele, também, averiguar toda a documentação e garantir que a transação seja regida pelos termos da legislação regente.

 

  • Disponibilidade de atendimento a qualquer hora

Outro ponto a favor da contratação de um corretor é que ele dispõe de total disponibilidade para atender um cliente. Isso significa que, até a concretização do negócio, o profissional estará à sua disposição. Dessa forma, vender imóvel torna-se uma tarefa mais ágil, com ações assertivas gerando mais resultados positivos.

 

  • Riscos de fazer negócio com pessoas não habilitadas

A inexperiência de determinados aspectos pode chegar a invalidar uma negociação que já parecia fechada. Pontos mal amarrados, falta de documentação ou cláusulas abusivas podem trazer prejuízos futuros, tanto materiais quanto emocionais.

Para não cair nas mãos de pessoas de má fé, é fundamental avaliar se a imobiliária ou o corretor possuem Creci (registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), se está constituída formalmente com CNPJ e se a imobiliária tem respaldo jurídico.

 

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar